Este blog existe para mostrar às pessoas, especialmente aos estudantes que pensam em cursar jornalismo na universidade, os aspectos da profissão de jornalista que vão contra a ética e a ecologia profunda, e que não são percebidos por causa do ponto em que chegou a cultura humana, porque a sociedade espectadora, ouvinte e leitora alimenta-se desse teatro, desse circo.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pressa

Trabalhei apenas três meses no maior jornal diário do interior do Rio Grande do Sul, e volta e meia eu tenho pesadelo com a cara de pressa da minha editora querendo que eu tenha pressa.

As pessoas se preocupam em ter pressa, mas não se preocupam em ser ágeis. Pressa pode trazer alguma agilidade, mas pode muito mais trazer obstáculos ao objetivo de ser ágil. Agilidade tem mais a ver com calma, serenidade, concentração, mente alerta. Pressa tem a ver com incapacidade, inconsequência, aparência de agilidade, sensação de urgência, peso.

Pressa, peso.
Pressão, pressão, pressionar.
Press.
Pressa gera energia negativa.

"Como poderemos saber a diferença entre agilidade e pressa? Basta olhar onde está o centro de comando do indivíduo e seu autocontrole. Se ele é comandado de fora para dentro, simplesmente reage impensadamente a pressões externas de um mundo agitado. Se é comandado de dentro para fora, mantém-se no ritmo que julga adequado e reage proativamente aos eventos externos. Se é ansioso, sua correria quer dizer estresse; se é ágil tem autocontrole emocional e reage a partir de um comando cerebral adequado." (Fonte Anônima)

"Muitas vezes vejo alguns colaboradores da minha empresa dizerem que estão com pressa ao executar alguma tarefa. Isto fez com que eu estudasse mais a situação e chegasse à conclusão que muitas vezes os funcionários que estão com pressa acham que estão sendo ágeis em resolver a tarefa, o que é um erro, pois existe diferenças básicas entre pressa e agilidade." (Cláudio Henrique de Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário